O acesso dos agricultores familiares aos mercados de biodiesel: parcerias entre grandes empresas e movimentos sociais

Este texto resulta do Project Proposal to Regoverning Markets Component 2: Innovative practice in connecting small-scale producers with dynamic markets – full empirical case study, organizado pelo RIMISP.

Este texto resulta do Project Proposal to Regoverning Markets Component 2: Innovative practice in connecting small-scale producers with dynamic markets – full empirical case study, organizado pelo RIMISP. Nosso agradecimento às sugestões de Edna Cornélio, Ignacy Sachs, Zander Navarro e José Eli da Veiga, além dos comentários de um leitor anônimo do Regoverning Markets. Foram importantes, para a elaboração do texto, as conversar que tivemos com Manuel Santos e Antoninho Rovaris (respectivamente Presidente e Secretário de Política Agrícola da Confederação Naciona dos Trabalhadores na Agricultura, CONTAG), Valdecir José Zonin (FETAG do Rio Grande do Sul), Arnoldo Campos (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Roberto Terra e Clovis Lunardi (consultores do MDA), Nelson Côrtes da Silveira (Brasil Ecodiesel) e os agricultores que pudemos visitar. Claro que os erros e as omissões remanescentes no trabalho são de nossa inteira responsabilidade. O texto foi aprovado para apresentação na Conferência da Associação Internacional de Economia Alimentar e Agroindustrial AIEA2 (Londrina, 22 a 27/07/2007). De Ricardo Abramovay e Reginaldo Magalhães.

Versão em inglês:

0 Shares:
0 Share
0 Tweet
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste

Funções e medidas da ruralidade no desenvolvimento contemporâneo

Texto para Discussão feito por Ricardo Abramovay para o IPEA (N 702, Rio de Janeiro, janeiro de 2000). Texto para Discussão tem o objetivo de divulgar resultados de estudos desenvolvidos direta ou indiretamente pelo IPEA, bem como trabalhos considerados de relevância para disseminação pelo Instituto, para informar profissionais especializados e colher sugestões.

Os mercados como construções sociais

Uma das mais importantes preocupações da sociologia econômica consiste em estudar os mercados como construções sociais e não como entidades cujo funcionamento corrói a cultura, a ciência e os próprios vínculos sociais.