O acesso dos agricultores familiares aos mercados de biodiesel: parcerias entre grandes empresas e movimentos sociais

Este texto resulta do Project Proposal to Regoverning Markets Component 2: Innovative practice in connecting small-scale producers with dynamic markets – full empirical case study, organizado pelo RIMISP.

Este texto resulta do Project Proposal to Regoverning Markets Component 2: Innovative practice in connecting small-scale producers with dynamic markets – full empirical case study, organizado pelo RIMISP. Nosso agradecimento às sugestões de Edna Cornélio, Ignacy Sachs, Zander Navarro e José Eli da Veiga, além dos comentários de um leitor anônimo do Regoverning Markets. Foram importantes, para a elaboração do texto, as conversar que tivemos com Manuel Santos e Antoninho Rovaris (respectivamente Presidente e Secretário de Política Agrícola da Confederação Naciona dos Trabalhadores na Agricultura, CONTAG), Valdecir José Zonin (FETAG do Rio Grande do Sul), Arnoldo Campos (Ministério do Desenvolvimento Agrário), Roberto Terra e Clovis Lunardi (consultores do MDA), Nelson Côrtes da Silveira (Brasil Ecodiesel) e os agricultores que pudemos visitar. Claro que os erros e as omissões remanescentes no trabalho são de nossa inteira responsabilidade. O texto foi aprovado para apresentação na Conferência da Associação Internacional de Economia Alimentar e Agroindustrial AIEA2 (Londrina, 22 a 27/07/2007). De Ricardo Abramovay e Reginaldo Magalhães.

Versão em inglês:

0 Shares:
0 Share
0 Tweet
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste

O admirável mundo novo de Alexander Chayanov

Artigo de Ricardo Abramovay publicado na Estudos Avançados –– Revista do Instituto de Estudos Avançados da USP –– jan/abr, vol. 12, no32:69-74. Versão ligeiramente modificada do texto apresentado no Seminário Internacional ““A Revolução de Outubro: 80 Anos””, organizado pelo Centro de Estudos sobre os Países Socialistas em Transformação e pela Instituto de Estudos Avançados da USP, sob a coordenação da Profa Dra Lenina Pomeranz.

Moratória para os Cerrados

MORATÓRIA PARA OS CERRADOS - Elementos para uma estratégia de agricultura sustentável é um estudo de Ricardo Abramovay para o Consórcio Atech/Museu Emílio Goeldi AGENDA 21. São Paulo, fevereiro de 1999.