Economia regenerativa é a base da colaboração social

Se todos os países cumprirem suas promessas de redução de emissões, elevação da temperatura global média, até o final do século, será superior a 3,5 graus

O desmatamento na Nova Guiné, registrado pelo Greenpeace, é um exemplo da relação insustentável entre o homem e a natureza
O desmatamento na Nova Guiné, registrado pelo Greenpeace, é um exemplo da relação insustentável entre o homem e a natureza

Não há como fortalecer a colaboração social no mundo contemporâneo sem mudar radicalmente a relação entre os homens e a natureza. Contrariamente ao que imperou desde a Revolução Científica do século XVII, a natureza não pode mais ser tratada como o objeto passivo sobre o qual a atividade e a inteligência humanas exercem seu poder soberano. Desde que emergiram, há dez mil anos, a agricultura e, posteriormente, as cidades, a destruição do mundo natural é parte da existência social. Mas foi somente a partir do Século XX, e sobretudo de sua segunda metade, que esta destruição tomou um ritmo e uma dimensão capazes de ameaçar a própria vida. As sociedades humanas que sempre foram uma força biológica de mudança da natureza convertem-se, com o aquecimento global, de forma inédita, em força geológica.

O que está em jogo é a reconciliação entre nosso presunçoso status especial como seres humanos e o universo como um todo, que é a fonte de nossa vida.

Hans Jonas, Filósofo

Assim, todas as ações humanas passam a ser condicionadas por seus impactos sobre o mundo natural. Este se converte, por aí, de puro objeto de extração e transformação, que era, num verdadeiro valor. É de sua preservação e, mais que isso, de sua regeneração que passa a depender a própria vida social e, portanto, as chances de ampliar a colaboração humana. Nas palavras de um dos maiores filósofos do século XX, Hans Jonas, o que está em jogo é a “reconciliação entre nosso presunçoso status especial como seres humanos e o universo como um todo, que é a fonte de nossa vida”.

O primeiro passo para esta reconciliação é o reconhecimento de limites. Dois graus máximos a serem tolerados na elevação da temperatura global média até o final do Século XXI, tornaram-se o emblema do reconhecimento desta existência. Limitar as emissões de gases de efeito estufa, porém, envolve transformações nos modos de vida e de produção que colocam em questão globalmente os atuais padrões de consumo, bem como a própria lógica da organização urbana, da produção de energia e a maneira como são ocupados e usados os solos.

É isso que está em discussão nas negociações climáticas que se abrem em Paris agora em novembro. Trata-se de estabelecer uma espécie de contrato de colaboração (e não mais de pura extração) entre as sociedades humanas e o mundo natural. Sem este contrato, ninguém sabe o que será a vida na Terra. O horizonte atual só pode despertar preocupação. Caso todos os países cumpram suas recém apresentadas promessas de redução das emissões, o mundo terá uma elevação da temperatura global média superior a 3,5 graus até o final do século XXI. É catastrófico. No entanto, dois elementos de esperança e um de profunda preocupação marcam a negociação em torno deste contrato.

O primeiro elemento de esperança é que a matriz energética global está transitando para fontes renováveis modernas muito mais rapidamente do que se esperava há cinco anos. Relatório recente da Bloomberg mostra que com os ganhos de eficiência e a queda nos preços das energias renováveis nos Estados Unidos, elas se tornam competitivas com relação às fontes fósseis tradicionais. O grupo financeiro global Citi também lançou relatório alertando investidores sobre os riscos crescentes dos ativos fósseis, que têm fortes chances de não se transformarem em riqueza e renda. E a recente tentativa dos gigantes petrolíferos de traçar cenários de um futuro predominantemente fóssil foi vigorosamente contestada por um sólido trabalho de organização britânica Carbon Tracker.

O segundo elemento de esperança está no surgimento de organizações empresariais com o objetivo de utilizar os mercados como forma de promover transformações socioambientais construtivas. É o caso do Sistema B, cujas empresas pretendem ser não as melhores do mundo, mas as melhores para o mundo. É também o caso do B Team, que procura fazer com que as empresas tornem visíveis, aos olhos da sociedade, o conjunto dos custos ligados aos serviços ecossistêmicos que usam e, na maior parte das vezes destroem.

Durante o mês de outubro de 2015 foi lançado no Brasil o escritório da Fundação Ellen McArthur, cujo principal objetivo é promover a transição de uma economia linear (composta pela sequência extrair-transformar-consumir-descartar) para uma economia circular, onde os materiais que compõem a riqueza social devem ser permanentemente não apenas reciclados, mas revalorizados em novos ciclos produtivos. Isso supõe que eles sejam desenhados tendo em vista o que vai lhes acontecer durante e depois de seu uso. Não basta, sob este ponto de vista, minimizar os danos. O fundamental é que na própria concepção de todo e qualquer produto, a questão central seja: e depois, o que vai acontecer? Trata-se de uma verdadeira mutação da economia que se apoia na destruição da natureza para aquela cuja base é o conhecimento da natureza. Uma das mais fascinantes expressões desta abordagem é a biomimética, ou seja, as técnicas que procuram mimetizar processos naturais e, por aí, conseguem reduzir o uso de matéria, energia e recursos bióticos na oferta de bens e serviços.

Claro que até aqui as empresas pertencentes a estas organizações são minoritárias em cada país e na economia global. Estas organizações empresariais, porém, têm em seu planejamento estratégico a ambição de contribuir para a emergência de um contrato natural por meio de uma economia regenerativa.

O elemento de profunda preocupação, mencionado pouco acima, tem dois componentes. O primeiro está na crescente distância do Brasil e, de forma geral, da América Latina deste movimento de inovação para a sustentabilidade. A árvore de empresas e iniciativas virtuosas não chega a encobrir a floresta do atraso que se exprime na crença de que o pré-sal consiste num bilhete premiado e na decisão de insistir em mais usinas hidrelétricas na Amazônia. O segundo está na escassa mobilização da sociedade civil brasileira e latino-americana contra estas formas predatórias de utilização de recursos públicos e privados, cuja inspiração é muito distante do contrato natural que começa a emergir nos países que procuram fazer da inovação para a sustentabilidade o vetor do crescimento econômico.

0 Shares:
0 Share
0 Tweet
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste

Componente socioambiental da reputação bancária

Duas características inéditas marcam o capitalismo do Século XXI. A primeira é a exposição voluntária das bases socioambientais em que se apoiam seus processos produtivos por parte de organizações empresariais. A segunda é que esse movimento de abertura dos fundamentos materiais, biológicos, energéticos e, em certa medida, sociais dos empreendimentos resulta de pressões vindas de atores que até bem pouco tempo quase não dialogavam com firmas privadas e sequer faziam delas o foco de sua ação.