Para que a economia se torne uma ética do cuidado

Ricardo Abramovay participa do programa da Petria Chaves, no programa Caminhos Alternativos na Rádio CBN, em bate papo sobre os desafios da economia para se tornar uma ciência sobre a Ética do Cuidado.

Publicado em 03 de agosto de 2013 em: http://cbn.globoradio.globo.com/programas/caminhos-alternativos/CAMINHOS-ALTERNATIVOS.htm#ixzz2b1PUYVXI

0 Shares:
0 Share
0 Tweet
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste

A torre de marfim e os vendilhões do templo

A discussão sobre a legitimidade das fundações nas universidades públicas costuma ser apresentada à opinião pública a partir de fatos e argumentos de natureza jurídica, com acusações que põem em dúvida a própria honestidade dos professores que as dirigem.

Uma nova economia geográfica do consumo

A nova economia geográfica, liderada por Paul Krugman, acertou em cheio ao mostrar, no início dos anos 1990, que os fatores produtivos não se dispersam em busca de mão-de-obra e matérias-primas baratas, mas, ao contrário, tendem a concentrar-se. Retornos crescentes, economias de aglomeração, redução de custos de transação, facilidade na troca de conhecimentos tácitos e na cooperação entre empresas explicam uma espécie de magnetismo das regiões vencedoras, que relega ao abandono tudo o que delas não faz parte.

O combate à fome no limiar do século XXI

A segunda metade do Século XX desfechou dois golpes fulminantes na idéia malthusiana de que o crescimento populacional está na raiz dos problemas alimentares mundiais e que somente políticas voltadas explicitamente a conter a expansão demográfica podem evitar o pior.