Talvez você goste

Desafios impostos pela volta do homem ao campo

É com números assustadores que o fantasma do êxodo rural vem, sistematicamente, atormentar a consciência da opinião pública brasileira e reforçar a convicção arraigada de que quase nada resta a fazer: afinal, o esvaziamento dos campos é uma questão de tempo, como prova a experiência dos países desenvolvidos.

O admirável mundo novo de Alexander Chayanov

Artigo de Ricardo Abramovay publicado na Estudos Avançados –– Revista do Instituto de Estudos Avançados da USP –– jan/abr, vol. 12, no32:69-74. Versão ligeiramente modificada do texto apresentado no Seminário Internacional ““A Revolução de Outubro: 80 Anos””, organizado pelo Centro de Estudos sobre os Países Socialistas em Transformação e pela Instituto de Estudos Avançados da USP, sob a coordenação da Profa Dra Lenina Pomeranz.

Protecionismo e Desenvolvimento Agrícola

É geralmente de maneira espetacular que os agricultores europeus alcançam a mídia internacional. Tomates despejados sob o Arco do Triunfo, tratores quebrando a rotina dos funcionários de Bruxelas, vitrines de Mac Donald’s sacrificadas na estação de neve onde anualmente se reúne a elite econômica e política mundial, em Davos, na Suíça: estas cenas evocam