>> Indicação de José Eli da Veiga

José Eli da Veiga é professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Livro: “Os 50 importantes livros em sustentabilidade”, de Wayne Visser.
Tradução de Francisca Aguiar, São Paulo: Ed. Petrópolis, 2012

>>Indicação de Efraim Neto
Efraim Neto é jornalista, consultor da Secretaria-Geral da Presidência da República e moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.

Livro: “As Três Ecologias”, de Felix Guattari.

Comentário do especialista:

“Gosto deste livro porque o pensador Félix Guattari manifesta a sua indignação perante um mundo que vem se deteriorando lentamente. O autor, através da filosofia, apresenta questões relativas à natureza humana e ao meio que o cerca. Para ele, as soluções existem e a crise que aflige as três ecologias (ambiental, social e econômica) são frutos de uma ausência de ética. O livro busca sinalizar para a importância da humanidade como ser integrado ao mundo e destaca o papel exercido por cada uma na superação das crises que nos acometem”.

>> Indicações de Ricardo Abramovay

Ricardo Abramovay é professor titular do Departamento de Economia da FEA e do Instituto de Relações Internacionais da USP, pesquisador do CNPq e coordenador do Projeto Temático FAPESP sobre Impactos Socioeconômicos das Mudanças Climáticas no Brasil. Autor de MUITO ALÉM DA ECONOMIA VERDE, Ed. Planeta Sustentável, São Paulo, 2012.

Livro: “Sustentabilidade: a legitimação de um novo valor”, de José Eli da Veiga

Comentário do especialista:

“É uma reflexão profunda e didática sobre a maneira como as sociedades contemporâneas usam os recursos de que dispõem para sua reprodução social. A banalização do termo sustentabilidade permite que ele seja objeto de propaganda enganosa e conduz à crença de que ele perdeu qualquer significado. Apesar disso, a sustentabilidade é uma noção decisiva, não só pelas bases científicas em que se apoia, mas por representar, antes de tudo, um valor cada vez mais presente na conduta dos indivíduos, da sociedade civil, dos governos e das empresas”.

Livro: “Copenhague: antes e depois”, de Sérgio Abranches

Comentário do especialista:

“Trata-se de uma crônica daquela que foi talvez a mais importante das 18 conferências climáticas realizadas até hoje. Por mais tímidos que sejam os resultados reais destes encontros, eles têm a virtude de colocar as nações e o corpo técnico e político da ONU diante de uma pauta que cada país isoladamente não é capaz de formular. Uma leitura indispensável para quem quer entender o principal desafio contemporâneo da espécie humana, as mudanças climáticas”.

Livro: “Sustentabilidade Planetária, onde eu entro nisso?”, de Fabio Feldmann

Comentário do especialista:

“Além do conteúdo, que se volta aos mais importantes temas socioambientais contemporâneos (biodiversidade, mudanças climáticas, desmatamento, crise alimentar, agrotóxicos, cidades) o livro tem uma formatação ágil e belas ilustrações, especialmente úteis para atrair um público ainda pouco informado sobre o assunto”.

Livro: “Mundo Sustentável 2 – Novos rumos para um planeta em crise”, de André Trigueiro.

Comentário do especialista:

André Trigueiro reúne alguns dos mais importantes especialistas brasileiros, que, em artigos curtos e didáticos, oferecem um panorama abrangente e muito acessível sobre os mais importantes problemas socioambientais do mundo contemporâneo”.

Compartilhar com amigos
  • gplus
  • pinterest

Comentários

  1. Roque neto
    27 de novembro de 2012 at 13:44

    Ótimas indicações. Gostaria de saber se é possível uma indicação a respeito de economia civil. Um abraço.

Postar um comentário